terça-feira, 7 de junho de 2011

Manchas nos Dentes


Um dos temas  mais preocupantes para os pais e motivo constante de consulta e muitas perguntas, são as manchas nos dentes.
Elas podem ser de natureza diversa, e nada melhor que o exame clínico da criança para determinar o tipo de mancha e tratamento adequado, mas vamos fazer alguns esclarecimentos.



Primeiramente, as manchas nos dentes podem ocorrer por pigmentações externas ao dente, desde placa bacteriana antiga, amarelada (cor de gema de ovo), pigmentações escuras, como as resultantes da ingestão temporária de ferro pela criança. Essas são manchas que podem não ser facilmente removidas pela escovação domiciliar, mas que são eliminadas por profilaxia com pastas e escovas em consultório dentário. O importante é removê-las e verificar como se encontra o esmalte dentário sob essas manchas, corrigir técnicas de escovação e se necessário, conseguir a ajuda de enxaguatórios bucais (veja o vídeo) ou medicação antroposófica que regularize o PH da saliva e consequentemente estabeleça a saúde bucal, com menor aderência de placa.

Além das pigmentações, o esmalte pode ter sofrido algumas alterações, como a seguir veremos:

  • Hipoplasia de esmalte, má formação no esmalte do dente por vários motivos, com falhas que na maioria das vezes, precisam ser restauradas;
  • Manchas leitosas esbranquiçadas, amareladas ou amarronzadas;
  • Falhas no desenvolvimento do esmalte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Saúde Oral © 2008. Design by Pocket